Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Como fazer sabão líquido caseiro para deixar suas roupas muito macias e perfumadas

PUBLICIDADE

Ter roupas macias e perfumadas é um prazer que todos nós desfrutamos, mas os produtos comerciais nem sempre são a melhor opção. Muitos sabões líquidos disponíveis no mercado contêm ingredientes que podem irritar a pele e causar alergias. Além disso, eles frequentemente vêm em embalagens plásticas, contribuindo para a poluição ambiental. Felizmente, é fácil fazer seu próprio sabão líquido em casa, que não apenas deixará suas roupas macias e perfumadas, mas também é mais saudável e ecológico. Neste artigo, vamos compartilhar uma receita de sabão líquido caseiro, além de dicas para tornar suas lavagens ainda mais eficazes.

PUBLICIDADE

Por que Optar por Sabão Líquido Caseiro?

  • Fazer seu próprio sabão líquido oferece uma série de vantagens:

Ingredientes Conhecidos: Você sabe exatamente quais ingredientes está usando, evitando produtos químicos nocivos.

Economia: É mais econômico produzir seu próprio sabão líquido em comparação com a compra de produtos comerciais.

Sustentabilidade: Reduz a quantidade de plástico descartável ao reutilizar embalagens e evita a produção de resíduos desnecessários.

Como fazer sabão líquido

Para te ensinar como fazer sabão líquido vamos precisar de alguns ingredientes que podem ser conseguidos com facilidade em supermercados em geral. São eles sabão em pó, água, detergente neutro, sal, amaciante, e corante alimentício.

Nessa dica de como fazer sabão líquido, o sabão em pó e o detergente dão a base de limpeza e consistência para o nosso sabão líquido, sendo ajudados pela presença do sal, que também é um agente clareador das roupas. Já o amaciante entra na mistura para ajudar a deixar as suas roupas perfumadas e macias, além de limpas.

Ingredientes da dica de como fazer sabão líquido

  • 250 g de sabão em pó (~10 colheres de sopa)
  • 1 litro de água fervente
  • 2 litros de água em temperatura ambiente
  • 1 frasco de detergente neutro (500 ml)
  • 1 colher de sopa de sal (dissolvido em 500 ml de água)
  • 250 ml de amaciante
  • corante alimentício (opcional)
Como fazer sabão líquido caseiro para deixar suas roupas muito macias e perfumadas
Como fazer sabão líquido caseiro para deixar suas roupas muito macias e perfumadas

Modo de preparo:

Em uma bacia, coloque o sabão em pó e a água fervente e misture bem até dissolver. Junte a água em temperatura ambiente, o detergente neutro, o sal dissolvido em água, o corante alimentício e o amaciante.

Faça cada adição aos poucos e misture bem após cada adição. Deixe a mistura descansar por cerca de 2 horas e armazene em garrafas PET vazias e limpas. Use e você verá o incrível efeito dessa dica de como fazer sabão líquido.

Dicas Adicionais:

Agite o sabão líquido caseiro antes de cada uso, pois ele pode separar-se um pouco com o tempo.

Se você tem água dura (com alto teor de minerais), adicione um pouco mais de bicarbonato de sódio para ajudar a amaciar a água e melhorar o desempenho do sabão.

Conclusão: Fazer seu próprio sabão líquido caseiro é uma maneira econômica, saudável e ecológica de manter suas roupas macias e perfumadas. Além disso, você tem controle total sobre os ingredientes, evitando produtos químicos prejudiciais e embalagens desnecessárias.

Com esta simples receita, você pode desfrutar de roupas limpas e frescas, sabendo que está fazendo a escolha certa para sua saúde e para o planeta. Portanto, experimente fazer seu próprio sabão líquido caseiro e veja a diferença que ele pode fazer na sua rotina de lavagem de roupas e siga nossa página no FACEBOOK.

Você também vai amar ver:

Desinfetante caseiro 3 em 1 limpa perfuma e deixa a casa inteira brilhando

Sabão de álcool caseiro perfeito: limpa tudo e rende bastante