Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Como amolar facas: passo a passo para afiar facas em casa como um profissional

PUBLICIDADE

Antes de saber como amolar facas, é preciso saber identificar se uma faca precisa ser afiada, ou cega, como costumamos falar, e para isso vamos te ensinar duas maneiras. A primeira é segurar a faca com a ponta afastada em relação a você e com o fio para cima. Incline a faca para frente e para trás de modo que, se a luz refletir no fio da lâmina, é sinal que ela está arredondada. A segunda é encostar o fio da faca com muito cuidado nas costas da unha e deslizar a faca sobre a unha com cuidado, afastando-a da mão. Se a lâmina não agarrar, ela precisa ser afiada.

PUBLICIDADE

O que usar para amolar facas

Praticamente todo material que é áspero pode ser usado para amolar uma faca. Se você não tiver nenhuma outra opção, uma pedra lisa de rio ou um bloco de construção pode servir para amolar um tanto considerável. É claro que usar uma lixa d’água bem segura em um local plano dará um resultado muito mais apropriado, especialmente com granulações de 150 a 200.

Porém, o melhor cenário possível é usar pedras diamantadas ou bastões diamantados para amolar facas. Se você pretende comprar uma pedra de amolar, dê preferência para comprar uma que tenha apenas uma granulação fina, e não as mais comuns que têm granulação dupla.

Como amolar facas em casa

Em um local plano, coloque a pedra de amolar sobre um pano úmido ou pedaço de borracha para que não deslize. Amole a faca posicionando-a com um ângulo de 15° a 30° com a superfície. Se você tem dúvidas, ponha a faca na vertical e coloque na diagonal em seguida.

Páginas: 1 2